terça-feira, 1 de junho de 2010

Perda de peso versus incontinência urinária



Perder peso reduz incontinência urinária

A extensa lista de benefícios provocados pela perda de peso acaba de ganhar mais um item. Pesquisa feita pelo National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (NIDDK) e pelo Office of Research on Women’s Health (ORWH) e publicado no New England Journal of Medicine recrutou 338 mulheres obesas e com sobrepeso que tinham incontinência urinária pelo menos dez vezes por semana. Elas foram submetidas a um programa intensivo de perda de peso, incluindo dieta, exercícios e mudanças comportamentais ou apenas receberam informação sobre dieta e exercícios, mas nenhum treinamento para ajudá-las a mudar hábitos.

Os pesquisadores relatam que as mulheres no programa intensivo de perda de peso perderam cerca de 8% de peso e reduziram a incontinência urinária em 50%. Em contraste, as mulheres que só receberam informação perderam cerca de 1,6% de peso e tiveram 28% menos episódios de incontinência urinária.

Já se sabia que a obesidade é fator de risco para a incontinência urinária, mas até agora não se conheciam os efeitos da perda de peso sobre esse problema. Uma conclusão importante do estudo é a diferença entre os dois grupos na redução da incontinência. Entre as mulheres do programa de perda de peso, 41% alcançaram uma redução clinicamente relevante de pelo menos 70% no número total de episódios de perda de urina por semana, enquanto apenas 22% das mulheres que só receberam informação alcançaram o mesmo nível de redução.

A perda de peso ajuda também a diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e hipertensão arterial, melhora o controle da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol, além de ter efeitos sobre o humor e a qualidade de vida.

Fonte: http://projetoinovador.spaceblog.com.br/303837/Perder-peso-reduz-incontinencia-urinaria/

Um comentário:

  1. Olá blogueiro!

    O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download. Caso se interesse, entre em contato com fernanda.scavacini@saude.gov.br
    Obrigado!

    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir