segunda-feira, 24 de maio de 2010

Segurança Alimentar X Transgenia: Fórum de discussão em dia 23 de Junho de 2010


2º Fórum de Segurança Alimentar X Transgenia

A Secretaria de Segurança Alimentar e Combate à Fome juntamente com o CRESANS (Centro de Referência em Segurança Alimentar costa da Mata Atlântica), em conjunto com profissionais pesquisadores da FEA (Faculdade de Engenharia Alimentar), FEAGRI (Faculdade de Engenharia Agrícola), realizou no ano de 2009, o I Fórum de Segurança Alimentar x Transgenia. O evento contou com a participação de 430 integrantes representantes dos 09 municípios da Baixada Santista e teve como palestrantes o Pesquisador e Pró-reitor de extensão e assuntos comunitários da Unicamp Prof. Dr. Mohamed Habib, o Representante do Greenpeace Rafael Georges Cruz e a Sra. Josianne Arippol presidente da ONG Ética da Terra, que discutiram sobre o impacto dos alimentos transgênicos na alimentação e as suas implicações tanto na sociedade como no meio ambiente.
Dos debates, destacou-se a importância de uma nutrição responsável e a necessidade urgente da integração das políticas municipais para construir um diagnóstico e operar as mudanças necessárias que ainda são obstáculos para o combate à fome e para a orientação nutricional ao consumidor, garantindo o acesso e a disponibilidade de alimentos numa perspectiva de sustentabilidade e informação.
Os participantes do I Fórum de Segurança Alimentar x Transgenia, seguindo os Princípios da Academia Norte Americana de Medicina Ambiental recomendaram aos governos da região da Baixada Santista a implantação de políticas públicas e instrumentos legais que assegurem a isenção de agrotóxicos na alimentação hospitalar e escolar, garantindo o fornecimento de alimentos produzidos com critérios científicos de agricultura orgânica, biodinâmica e agro ecológica, com a criação do documento intitulado Carta de São Vicente.
A nossa preocupação com as crianças do mundo, com o futuro da humanidade, com as gerações de agricultores, do meio ambiente e o respeito e direito à informação do consumidor, levaram-nos a promover o 2º Fórum de Segurança Alimentar x Transgenia, que acontecerá no dia 23 de Junho de 2010, no Centro de Convenções da Costa da Mata Atlântica, com a participação da sociedade civil, autoridades da Baixada Santista e Mestres das Universidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário