quarta-feira, 12 de maio de 2010

Brasil: reconhecido pela ONU como um dos países que mais desenvolvem ações contra a fome



Brasil na vanguarda do combate à fome
Fonte: http://www.vermelho.org.br/blogs/papillon/2010/05/10/brasil-na-vanguarda-do-combate-a-fome/ - PApillon - Claudio Gonzalez

Aqui no blog, sempre brincamos com esta questão da fome. Mas a fome do ponto de vista pequeno-burguês . Como a poetisa Elisa Lucinda bem definiu no poema “Apetite sem Esperança“, o que nós temos é apetite, não é fome. Fome é outra coisa. E é desta outra coisa, que assombra a humanidade desde o início dos tempos, que a notícia abaixo trata.

Hoje, o Brasil foi reconhecido pela ONU como um dos países que mais desenvolvem ações contra a fome. O presidente Lula recebeu a honraria em Brasília, sugerindo, na presença de autoridades de vários países africanos, uma reforma do Comitê de Segurança Alimentar. Segundo ele, o órgão deve ampliar suas atividades de tal maneira que se torne um fórum de discussões e execução de medidas concretas. De acordo com Lula, é necessário haver uma ação conjunta para melhorar a distribuição de renda no mundo..

“Quem tem fome não pensa. A dor de estômago é maior do que muita gente imagina. E pessoas que têm fome não viram guerreiro, viram pedinte. A fome não faz guerreiro, faz o ser humano subserviente, humilhado e sem força para brigar contra seus algozes”, Lula, ao receber o prêmio da ONU “Campeão do Mundo na Batalha Contra a Fome”.
.

Os ricos, conservadores e alguns imbecis da classe média que nunca viram a fome de perto chamam os programas sociais do governo de ‘esmolas dadas a quem não quer trabalhar’, de ’paternalismo’, de ‘assistencialismo’. Mas enquanto a matilha direitista late, as pessoas realmente preocupadas com o problema da segurança alimentar reconhecem o esforço brasileiro em enfrentar o problema.

De acordo com o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Jacques Diouf, programas como o Fome Zero são um exemplo para o resto do mundo. “Essa iniciativa tem reduzido a pobreza e estimulado uma série de ações. Já reduziu em 28% a fome, de 2004 a 2006″, disse ele.


“Na maioria dos países da União Africana os solos são férteis, a água abundante e com o apoio do Brasil e outros parceiros, certamente nossa meta poderá ser alcançada. O Brasil, país que alcançou desenvolvimento sem precedentes na agricultura, poderá ajudar a África superar o desafio de garantir segurança alimentar”, completou Richie Muheya, ao discursar na abertura do Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural.

O Brasil pode realmente usar sua atual influência geopolítica para ajudar o mundo a buscar soluções para minorar o problema da fome. Mas internamente ainda temos alguns passos para dar: o primeiro deles é diminuir a desigualdade social (da qual o país ainda é um dos campeões), distribuir mais e melhor a renda, promover uma reforma agrária pra valer e juntar políticas alimentares com práticas de sustentabilidade ambiental. Não adianta ser um dos maiores produtores mundiais de alimentos se a pecuária e o agronegócio se desenvolvem com um custo ambiental altíssimo.

Quando alcançarmos estas metas aí sim o Brasil poderá ser um exemplo mundial a ser seguido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário