terça-feira, 7 de setembro de 2010

A ingestão de vegetais com folhas verdes pode diminuir o risco para diabetes tipo 2

Autora: Dra. Laurie Barclay
Publicado em 08/20/2010

A ingestão de vegetais de folhas verdes pode diminuir o risco para diabetes tipo 2, de acordo com os resultados de uma revisão sistemática e meta-análise relatada na edição da BMJ.

"A alta ingestão de frutas e vegetais é associada a uma incidência reduzida de câncer e doença cardiovascular,“ escreve Patrice Carter, da University of Leicester, in Leicester, United Kingdom, e colaboradores.

"Diabetes é um fator de risco forte e independente para doença cardiovascular, e geralmente as condições existem em conjunto, dividindo fatores de risco modificáveis comuns.

Ainda não foram feitas conclusões firmes se o aumento de consume de frutas e vegetais pode diminuir o risco da diabetes tipo 2, dada a abundância de evidências em conflito dentro da literatura.”

Para determinar os efeitos independentes do consumo de frutas e vegetais na incidência da diabetes tipo 2, os pesquisadores pesquisaram no MEDLINE, EMBASE, CINAHL, British Nursing Index, e Cochrane Library por termos envolvendo diabetes, pré-diabetes, frutas e vegetais.

Eles também perguntaram aos especialistas sobre as opiniões e procuraram bibliografias de artigos. Critérios de inclusão foram os estudos coorte prospectivos com uma medida independente da ingestão de frutas, vegetais ou frutas e vegetais, bem como dados sobre a incidência de diabetes tipo 2.

Dos 6 estudos que se encaixam no critério de seleção, envolvendo um total de mais de 220.000 participantes, 4 estudos também deram dados separados sobre a ingestão de vegetais com folhas verdes.

Um maior consumo de vegetais de folha verde foi associada com 14% de redução no risco para diabetes tipo 2(hazard ratio [HR], 0,86; 95% intervalo de confiança [IC], 0,77 – 0,97; P = 0,01), embasado em estimativas resumidas.

O aumento da ingestão de vegetais, frutas ou frutas e vegetais combinados não reduziu significativamente o risco para diabetes tipo 2.

"O aumento da ingestão diária de vegetais de folhas verdes poderia reduzir significativamente o risco de diabetes tipo 2 e deveria ser mais investigada," escrevem os autores do estudo.

Limitações dessa meta-análise incluem dificuldades na determinação da ingestão de dieta, heterogeneidade significante entre os estudos incluídos, e fatores confundidores não relatados.

Além disso, apenas um pequeno número de estudos foram incluídos na metá-análise, que pode ter prevenido a detecção de um beneficio do consumo combinado de frutas e vegetais para a redução do risco de diabetes tipo 2.

"Nossos resultados suportam a evidência que alimentos e não componentes isolados como, por exemplo, antioxidantes são benéficos para a saúde”, concluem os autores do estudo.

“Resultados de vários estudos suplementares produziram resultados desapontadores para a prevenção da doença, em contraste com evidência epidemiológica.

Uma maior investigação é necessária para o entendimento dos mecanismos envolvidos na relação proposta entre vegetais de folhas verdes e o risco de diabetes tipo 2."

Em um editorial associado, Jim Mann, da University of Otago in Otago, Nova Zelandia, e Dagfinn Aune, do Imperial College London,, avisam que o aumento do consumo geral de frutas e vegetais deveria certamente incluir vegetais de folhas verdes.

"A meta-análise sugere que a adição de uma porção UK e meia (cerca de 120 g) diária de vegetais com folhas verdes (por exemplo, repolho, couve, brócolis, couve-flor, e espinafre) tem o potencial para reduzir o risco de diabetes em 14% independentemente de qualquer efeito de perda de peso," escrevem os Drs. Mann e Aune.

"Apesar de ser razoável chamar a atenção para os benefícios potenciais e vegetais de folhas verdes, que poderia ser incorporado como uma das cinco porções recomendadas de frutas e vegetais por dia, nós devemos ser cuidadosos a mensagem de aumento em geral da ingestão de frutas e vegetais não fique perdida em uma pletora de balas.

Os achados são também uma lembrança útil de que dar conselhos em relação à dieta dos pacientes pode ser tão benéfico, se não mais, do que prescrevendo drogas para pacientes em risco de doença crônica."

Fonte: http://www.medcenter.com/Medscape/content.aspx?bpid=120&id=27739&__akacao=310315&__akcnt=acd0802f&__akvkey=57ad&utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=GERAL+129+BR&langtype=1046

Nenhum comentário:

Postar um comentário