sábado, 12 de fevereiro de 2011

Conversas na REDENUTI , participe

Date: Thu, 3 Feb 2011 14:46:57 -0200

From: ageuqv@HOTMAIL.COM
To: REDENUTRI@LISTSERV.PAHO.ORG

Rede de Nutrição do Sistema Único de Saúde (REDENUTRI)
Caro Elber,
O cenário atual culmina para a promoção da Saúde, porém é fato esbarramos sempre na aculturação do povo brasileiro.O profissional de nutrição ainda pouco reconhecido ( para grande parte da população nutricionista só é útil para emagrecimento) e aí? até quando sociedades médicas vão continuar redigindo nossos protocolos de atendimento cliníco.Onde estão profissionais de nutrição que vão até orgãos públicos e reclamam o direito a nós assegurados? A América do Norte reconheceu seu grande problema e toma decisões urgentes.E o Brasil ? Na verdade acho que o CFN encontra-se mais preocupado com fitoterapia, do que com obesidade, mídia e alimentação e profissionalismo.Prova disto que ainda não vi em cadeia nacional ( televisão) sequer um parabéns ao profissional de nutrição pelo seu dia.Outro fato, recetemente a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia lançou uma campanha na TV sobre diabetes, cadê o CFN ? Se somos atores importantes no cenário da Saúde porque ainda insistimos em atuar em OFF........
Date: Thu, 3 Feb 2011 14:46:57 -0200
From: ageuqv@HOTMAIL.COM
Subject: Re: [REDENUTRI] [REDEN UTRI] Nova s diretriz es nos EUA encorajam restrição de calori as e mais exercício s para com bater a ob esidade

To: REDENUTRI@LISTSERV.PAHO.ORG
Date: Sat, 5 Feb 2011 12:18:28 +0000
From: fatimaduques@HOTMAIL.COM

Rede de Nutrição do Sistema Único de Saúde (REDENUTRI) Ageu, concordo plenamente com vc. Sou médica e professora de Fisiopatologia da Nutrição no Depto de Nutrição em João Pessoa - PB. Um dos pontos que sempre foco é a necessidade do profissional de saúde se impor no cenário da saúde como um todo. No entanto, observo muita "baixa estima" por parte dos estudantes de Nutrição, como se fossem uma categoria menor. Creio que isto ocorreu tb no início com a Fisioterapia, que ao longo do tempo foi adquirindo identidade, mas na Nutrição as coisas parecem andar um pouco mais devagar.
Trabalho tanto em medicina privada como em serviço de atendimento pelo SUS, dentro da minha especialidade (Gastroenterologia e Doenças do Fígado). No consultório, passamos a ter recentemente a obrigatoriedade dos planos de saúde de proporcionarem a consulta nutricional, para a qual encaminho a maioria dos pacientes. No entanto, não parece ainda haver um sistema de credenciamento ou algum tipo de acordo como a Fisioterapia fez, e não há disponibilização pelos planos de nutricionistas em consultório para livre escolha, e sim um nutricionista contratado ou apenas algumas poucas opções.
Nunca vi num jornal da cidade ou em qualquer outro forum aqui ninguem da categoria reclamar ou tentar exigir uma situação diferente. No serviço público, pelo menos no que vejo aqui, há até nutricionistas disponíveis, trabalhando porém sem nenhuma relação com os outros profissionais que permita um atendimento mais focado na integralidade.
Não me posto como componente de uma categoria especial na saúde, embora não veja a saúde sem a presença de médicos, como algumas correntes advogam. No entanto, também não vejo a saúde sem a presença de odontólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos, etc. Mas me ressinto da quase absoluta falta de mobilização dos nutricionistas para deixarem de atuar em off, como vc bem disse.
Não me ocupo também da guerra atual de profissões pois acho que cada uma tem suas atribuições e responsabilidades. Entretanto, procuro incultir nos alunos que não só devem ser bons profissionais em quaisquer das áreas que atuem, como também devem ter orgulho da profissão e lutar pelo seu espaço.
Há tempos atrás, quando iniciei na universidade, observava muitas migrações de ótimos alunos do curso de nutrição para outros cursos. Hj vejo que isto já diminuiu bastante, embora não creio - infelizmente - que isto seja resultado da luta desta categoria profissional, mas muito mais pela divulgação que a mídia faz, pela requisição dos próprios usuários dos sistemas de saúde, pela adoção de nutricionista por espaços bastante elitizados como academias, restaurantes, etc.
A remuneração por produção pelos planos de saúde é baixissima, assim como a dos médicos (alguns planos de saude pagam 65,00 por uma biopsia hepática, o mesmo que pagamos a um encanador para trocar uma torneira - sem desmerecer o trabalho do encanador, mas convenhamos que a diferença do grau de responsabilidade é abismal - ou 25,00 por uma consulta). Mas de todo modo, o CFM e outros ajuntamentos médicos tem se mobilizado para melhorar um pouco estas distorções. No entanto, quase não vejo mobilizações de nutricionistas.
Como vejo o ótimo resultado nas patologias com as quais trabalho, acredito que provavelmente a maioria dos médicos de outras especialidades assim também o vejam. Só isto já seria um fator de união entre as categorias, pois na verdade deveriamos todos era lutar para que o profissional de saude de qualquer area fosse respeitado e reconhecido, cada um na sua atuação, sem rechaços de qq parte.
Portanto, acho que esta aculturação que voce fala sinto que já começa no próprio profissional, como vc bem diz, "onde estão os profissionais de nutrição que vão até orgãos públicos e reclamam o direito eles assegurados?" Se a própria categoria se mobiliza e se valoriza pouco, o que se pode esperar?
Que se inicie uma organização mais unida e altiva, que trara mais resultados para a profissao e para a populaçao. Ademais, não deixar de imergir nas politicas publicas para ter base de reivindicaçao

Fátima

Nenhum comentário:

Postar um comentário