quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Informe Alimentação e Nutrição - Bolsa Família - Edição nº 7 - 13/01/2011

Resultado final da 2ª vigência de 2010 do acompanhamento das condicionalidades da saúde


No segundo semestre de 2010, a Saúde registrou o acompanhamento de 7,2 milhões de famílias do Programa Bolsa Família, número que representa 68,4% das famílias com perfil saúde, ou seja, com crianças menores de 7 anos e/ou mulheres em idade fértil.

Este número demonstra o volume de ações de saúde acessadas pelas famílias do Programa, ações estas que compreendem o seguimento do calendário vacinal, o monitoramento do crescimento da criança, o pré natal da gestantes, a assistência pós parto, bem como a vigilância nutricional da família. Entre as crianças, 70% (6,1 milhões) das crianças beneficiárias foram acompanhadas integralmente sendo que entre essas 99,2% estavam com o calendário de vacinação em dia. Das gestantes, 95% encontravam-se com o seu pré-natal em dia.

Em relação à meta pactuada no Pacto pela Saúde, nos componentes pela Vida e de Gestão, para cobertura do acompanhamento das famílias beneficiárias com perfil saúde, 18 estados conseguiram atingi-la ou superá-la: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins (Tabela).

Os resultados apresentados no acompanhamento dos beneficiários do Programa Bolsa Família são garantidos pela Atenção Básica de Saúde, da qual participam 230 mil Agentes Comunitários de Saúde e 31 mil equipes de Saúde da Família. Parabenizamos todos os profissionais de saúde, que com dedicação e esforço a este compromisso, contribuem para a redução da pobreza e da miséria e para o acesso às ações básicas de saúde e assim melhorar as condições de saúde e de vida dos beneficiários.


Fonte: MINISTÉRIO da SAÚDE/DATASUS/Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário