segunda-feira, 25 de julho de 2011

Benefícios do óleo de pequi

Óleo de pequi usado no tratamento de doenças cardiovasculares
Pesquisadores da Universidade de Brasília analisaram ao longo de dez anos as propriedades do pequi, fruto típico do cerrado brasileiro, e desenvolveram um produto com efeitos fitoterápicos que ajuda a evitar a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, o que diminui os riscos de problemas cardíacos. O óleo de pequi será comercializado em forma de cápsulas, e a previsão de entrada no mercado é no próximo ano. Ele fica classificado na categoria nutracêuticos, uma posição que o coloca entre um alimento e um remédio. "É um produto que incrementa as funções fisiológicas, revigorante e que vai além de um alimento", explica o biólogo Cesar Koppe Grisolia, autor da pesquisa. "O que desenvolvemos tem tanto propriedades nutracêuticas como fitoterápicas, mas vamos registrar na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) apenas na primeira categoria, porque o processo é mais simples e barato". O pequi é altamente nutritivo, rico em vitaminas e sais minerais e compostos antioxidantes, que capturam radicais livres, moléculas nocivas formadas nos organismos. “Para que as pessoas possam fazer uso de suas propriedades, desenvolvendo cápsulas de extrato da polpa e outras de óleo de pequi", conta o biólogo. Outro benefício trazido pelo produto é a capacidade de exploração sustentável, que pode trazer renda à população das regiões de onde serão retirados os frutos, preservando o pequizeiro, árvore ameaçada de extinção.
Fonte: Bom dia, doutor - www.hebron.com.br

15 comentários:

  1. ola quero saber se o oleo de pequi emagrece mesmo ,pq falaram que o oleo d epequi queima gordura localizada ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pequi contém nutrientes como por exemplo os ácidos graxos, ômega 9, vitaminas A e E,
      sais minerais, proteína, magnésio, fósforo, Ele tem todas as propriedades do azeite extravirgem, ou seja, é uma gordura boa. Mas se não houver uma dieta com menos calorias que a necessidade, além de atividade física, só o fato de consumir o óleo de pequi não emagrece.

      Excluir
  2. gostaria de saber se o oléo de pequí,serve p/prisão de ventre,se ajuda no funcionamento dos intestinos,
    estive no maranhão e touxe uma garrafinha,como posso fazer o uso,Élcio elcioedir@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elcio, aqui tem algumas informações sobre as propriedades do óleo de pequi. Não parece ter fundamento que ajude na constipação
      http://www.sigasuadieta.com.br/tag/pequi/
      http://repositorio.bce.unb.br/bitstream/10482/3900/1/2009_AnaLuisaMirandaVilela.pdf

      Excluir
  3. Meu filho de 4 anos toma uma colher de sopa, de óleo de pequi por dia e desde que começou a tomar, nunca mais gripou. Posso continuar dando todos os dias pelo resto da vida? Essa pratica pode causar algum efeito indesejável? Algum problema?

    ResponderExcluir
  4. Marcos, o que está publicado são os benefícios já estudados do óleo de pequi. Sobre se vc pode dar, se vai causar problemas no seu filho, melhor consultar a pediatra dele, para uma resposta individualizada. É um risco fazermos sugestões de uso sem conhecer o contexto da pessoa. Um abraço e ao dispor.

    ResponderExcluir
  5. Eu estava com uma gripe danada e me indicaram tomar uma colher de sopa de oleo de pequi esquentado, fiz isso e o efeito foi imediato, ja de madrugada não acordei por causa da tosse e pela manha a tosse e a sensação ruim da gripe estava quase anulada.
    O oleo de pequi cura as doenças respiratoria: cripe, resfriado, bronquite,asma alergica e outras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo à sua questão: não há, de acordo que o que se chama de grau de evidência, dados suficientes para dentro doconhecimento atual respaldar uma cura de doenças respiratórias como as que vc cita. Mas há relatos como os deste site que envio, sobre o seu benefício nestas condições e até como prepará-lo.
      http://www.aems.com.br/conexao/edicaoatual/Sumario/downloads/2012/saude/BENEFÍCIOS%20DO%20PEQUI%20BRASILEIRO%20(Cariocar%20brasiliensis%20L.),%20UMA%20FRUTA%20NATIVA%20DAS%20REGIÕES%20DE%20CERRADO%20DO%20CENTRO-OESTE.pdf

      Excluir
  6. NOSSA EU JA AMAVA PEQUI AGORA ENTAO MUITO MAIS

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Não sei, mas deve ser fácil achar pela net.

      Excluir
  8. Fazendo uma pesquisa sobre o pequi encontrei este blog com informações valiosas, Bom!! mesmo ainda não sendo comprovado o uso do mel com o óleo de pequi para doenças respiratórias tipo (asma,bronquite, gripe...) eu não deixo faltar em casa. a 3 meses atrás meu filho de 5 anos estava passando por um quadro de tosse severa no qual perdurou por 2 meses onde a pediatra junto com a alergologista dele não dava fim a tosse, todos os tipos de medicamentos eles fez uso de corticoide a antibiótico e nada dava certo, estávamos desesperados ( eu,o pai e toda família) já tinha tirado ele da escola, pedido licença do emprego para cuidar dele. A tosse era seca e irritativa começa pela manha sedo e só diminuía quando ele dormia, levamos ele para a casa dos meus pais achando que podia ser alergia a alguma coisa em casa, mas nada resolvia, pensamos em até mudar de cidade achando que seria o clima (pois moramos no sertão da Bahia). Mas um dia estava na feira fazendo compras e ouvir falar do MEL COM ÓLEO DE PEQUI bom para TOSSE . não hesitei em comprar. O que era 20,00 reais em um frasquinho se já tínhamos tentado de tudo... Por incrível que pareça na primeira tomada meu filho já tinha parado a tosse, isso mesmo!! não estou aqui fazendo propaganda nem tenho interesse para isso. O que eu quero é relatar um episódio que comprovado cientificamente ou não deu certo! daquele dia em diante não fico sem o composto mel e pequi. sempre dou uma colher de chá pela manhã e pela noite a meu filho e nem gripe pega mais ele. está totalmente curado da tosse! GRAÇAS A DEUS E AO MEL COM PEQUI. Minha irmã é farmacêutica e eu sou bióloga juntas estamos desenvolvendo um estudo (particularmente) sobre as propriedades x beneficio do mel com o óleo de pequi (juntos) para doenças respiratórias.
    quando tiver alguma informação científica sobre o assunto comunicarei a todos.

    obrigado

    P.S Desculpas pelo tamanho do texto e pelos erros .Rsrsrsr

    ResponderExcluir
  9. o oleo de pequi é bom para pingar no ouvido quando esta vazando, quero saber se é verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem lhe dará a melhor resposta é o pediatra, mais ainda o otorrinolaringologista, pois não tenho o saber técnico apropriado para tal.

      Excluir
  10. oie boa tarde tenho um irmão q tem lupus gostaria de saber se o oleo de pequi seria bom para ele.

    ResponderExcluir