sábado, 9 de abril de 2011

ESTUDO EPIC NUTRICIONAL

EPIC - ESTUDO

É um estudo multicêntrico prospectivo de coorte que tem o objetivo de investigar as complexas relações entre alimentação, estado nutricional e estilo de vida na incidência do câncer e outras doenças crônicas. EPIC vem da sigla, em inglês, European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition, que significa Investigação Prospectiva Européia sobre Câncer e Nutrição.

O estudo foi iniciado em 1992 com a obtenção de dados e amostras de sangue em 22 centros regionais localizados em dez países europeus: Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Itália, Holanda, Noruega, Espanha, Suécia e Reino Unido. Com isso, o estudo EPIC recrutou mais de meio milhão (520 mil) de pessoas e vem sendo considerado o maior estudo sobre dieta e saúde já realizado. A pesquisa contém o maior biorepositório do mundo, disponíveis para dados genéticos, bioquímicos e metabólicos.
As informações detalhadas sobre a dieta e estilo de vida foram obtidas através de questionário e medidas antropométricas. Os primeiros resultados foram apresentados em junho de 2001, no European Conference on Nutrition and Cancer (Conferência Europeia sobre Nutrição e Câncer) e a partir de então, diversos estudos vem sendo publicados continuamente.

Algumas conclusões já são possíveis sobre os estudos publicados:

Câncer de cólon - · A hipótese de que a dieta rica em fibras reduz risco de câncer colo-retal foi corroborada pelo estudo EPIC. Os resultados indicaram que as fibras são protetoras tanto para o desenvolvimento de pólipos adenomatosos quanto para a sua transformação maligna. Foi encontrada forte evidência de que o aumento no consumo de carne vermelha e processada aumenta o risco de câncer colorretal, enquanto o consumo de peixe reduz risco. · O etilismo, obesidade e atividade física reduzida desempenham papel importante na etiologia do câncer colorretal.

Câncer de mama e próstata - Sobrepeso e baixa atividade física aumentam o risco de câncer de mama após a menopausa. Não foi encontrado diminuição do risco para o câncer de mama e próstata com o consumo aumentado de frutas e hortaliças.

Câncer gástrico - Resultados preliminares indicaram que o consumo de carne vermelha e em conserva aumenta o risco de câncer gástrico. O consumo de fruta reduz o risco, mas não foi encontrado com o de hortaliças. Diversos dados estão sendo analisados para futuras publicações sobre estilo de vida, alterações metabólicas e causas genéticas do câncer de mama, cólon, próstata, pulmão, endométrio, ovário, pâncreas, bexiga, estômago e trato gastrintestinal.


Bibliografia (s)EPIC Project. Disponível em: http://epic.iarc.fr/index.php Acessado em: 29/10/2010.Bingham S, Riboli E. Diet and cancer: the European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition. Nat Rev Cancer. 2004;4(3):206-15.J Nutr. 2001;131(1):170S-175S.

International Agency for Research on Cancer.

Riboli E. The European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition (EPIC): plans and progress.

Fonte: http://codhinutro.org/blog/?p=225

Nenhum comentário:

Postar um comentário