sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Estudando as interfaces da Nutrição

Como primeiro ponto de discussão para situar a Nutrição num contexto mais amplo, sugerimos a leitura do resumo deste trabalho realizado por professores e alunos do Departamento de Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
O trabalho completo encontra-se no link:
http://www.seer.ufjf.br/index.php/aps/article/viewFile/347/125

RELATO DE EXPERIÊNCIA
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO POPULAR EM JOÃO PESSOA-PARAÍBA
Educational Practices in Nutrition in Primary Care: Considerations from an Experiment in Popular Extension in Joao Pessoa, Paraiba
Ana Cláudia Cavalcanti Peixoto de Vasconcelos; Ingrid D’Avilla Freire Pereira; Pedro José Santos Carneiro Cruz.
RESUMO
O presente artigo se propõe a refletir sobre o processo de construção de uma experiência de extensão popular desenvolvida pela Universidade Federal da Paraíba, destacando seus limites e possibilidades, no sentido de contribuir para a qualificação da formação dos profissionais de saúde, especialmente do nutricionista, à luz das necessidades sócio-político-sanitárias contemporâneas impostas pela realidade brasileira.O projeto de extensão “Práticas Integrais da Nutrição na Atenção Básica em Saúde” (PINAB), realizado no bairro do Cristo (João Pessoa-PB), é desenvolvido segundo o referencial teórico da educação popular, com práticas de ação e reflexão da Nutrição no campo da Saúde Coletiva e da Segurança Alimentar e Nutricional. Possui cinco grupos operativos, cada um apoiando a organização e o exercício de atividades coletivas com gestantes, idosos, escolares, famílias beneficiárias pelo Programa Bolsa Família e mobilização popular. Além disso, participam de visitas domiciliares, aconselhamento dietético individual e da gestão compartilhada do próprio Projeto. Esta experiência tem possibilitado aos extensionistas a percepção do trabalho em saúde como um ato pedagógico ético, de compromisso social e construção coletiva de cidadania. O desenvolvimento de suas ações tem possibilitado uma intervenção humanizada da nutrição no cotidiano da comunidade.

Objetivo deste espaço

Este espaço foi criado a partir de conversas com alunos que manifestaram o desejo de se comunicar mais amplamente com pessoas de outras áreas, pois consideram fragmentados os meios de comunicação e expressão sobre o campo da saúde a que se dedicam. Queriam algo mais que e-mail, Orkut, MSN e outros. O intuito desta iniciativa foi, portanto, proporcionar um espaço de discussão na área da Nutrição, relacionando essa ciência às outras áreas do conhecimento. Dispõe-se a publicar artigos, opiniões, comentários, relatos, experiências e propostas de discussão. Propõe-se, portanto, a ser mais um instrumento que proporcione aos interessados uma visão de integralidade do ser humano, objeto das ações em saúde.